Ação Educativa

As ações pedagógicas objetivam a aproximação das escolas sergipanas, em especial, as públicas, e as instituições que promovam a sociabilidade através da educação, dos primeiros contatos sobre a Arqueologia e as pesquisas produzidas pelo MAX. Usando de uma metodologia baseada na ludicidade e na criatividade, as ações educativas buscam o envolvimento afetivo do público em geral, com o MAX. Não se trata de uma relação de conhecimento segundo os modelos de ciência tradicional, antes, de um conhecimento fundado na abertura de relação da percepção subjetiva com o objeto arqueológico. São realizadas oficinas, cursos, exposições itinerantes e muita brincadeira.

 

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS

 

Exposição Itinerante

O MAX com sua EXPOSIÇÂO ITINERANTE permite que a comunidade em geral descubra um pouco sobre as ocupações pré-históricas do Baixo São Francisco. E isto só é possível com parcerias com outras instituições museológicas, escolas e cidadãos envolvidos e comprometidos com o conhecimento e com a nossa cultura.

 

Exposição Especial

“Alguns Retratos da Paisagem Sertaneja”

Em 1992 a UNESCO incorpora ao rol de categorias de reconhecimento dos bens culturais as ‘paisagens culturais’ com a intenção de valorizar as relações do homem com o meio. Aqui no Brasil foi em 2009 que o IPHAN através da Portaria no 127, em seu 1° Artigo estabeleceu ‘paisagem’ como uma porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores. E é nesse sentido e estimulado pelo tema geral da 14a Semana de Museus. ’ promovida pelo IBRAM, que o MAX apresenta a Exposição Especial intitulada “Alguns Retratos da Paisagem Sertaneja”.
Nesta exposição será apreciado o modo de vida, os utensílios da lida cotidiana desse povo, e como não poderíamos deixar de ilustrar, aqui veremos algumas espécies da vegetação tipicamente nordestina - a caatinga.

Boas descobertas!